quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sessentão ainda muito lindo!!!. detonando na Reserva em sua triunfal volta...

Conheci e convivi bem de perto nos anos 70, com o lindíssimo Pedro Aguinaga, que tinha o título (ajudamos no juti do Flavio Cavalcanti), de o Homem Mais Bonito do Brasil... muito simpático, agradável com toda a imprensa, principalmente como todos nós colunistas....  Agora sessentão, voltou à cena na campanha da Reserva para o Dia dos Pais...  incorpora um pai "jovem de espírito", em série de fotos feita para os anúncios impressos e outdoors que serão distribuídos a partir do dia 25....
Você pode não saber quem ele é, mas em 1970, Pedro Aguinaga já era um garoto lindo quando bateu o Gordini da tia na Praia de Botafogo.. para pagar o conserto, se inscreveu num concurso de beleza. Era a primeira disputa de beleza masculina da TV brasileira, no programa de Flávio Cavalcanti na Tupi, e eu frazia parte do corpo de jurados.... inicio de nossa amizade.... Pedrinho, deu as caras, ganhou a primeira etapa, continuou no concurso e, 12 semanas depois, foi eleito “o homem mais bonito do Brasil”.... comemoramos até...
Daí em diante, virou lenda. Uma hora, em Nova York no Studio 54 com Andy Warhol ou almoçando com Maria Callas num hotel da Quinta Avenida.... outra, dando pinta em boate da moda em Paris.... sempre colecionando conquistas amorosas: Liza Minelli, Bianca Jagger, Demi Moore, Marisa Berenson... e Monique Evans, com quem teve um filho, Armando, hoje com 31 anos....
Em terras brasileiras, Pedrinho foi modelo, garoto-propaganda de cigarro, astro de bailes de debutantes e ator de nove filmes. Nos Estados Unidos, vendia esmeraldas. Em Minas, teve um restaurante e um ateliê de bordados....
Se fosse autobiográfico, começaria na Casa de Saúde São José, no Humaitá, onde nasceu, filho do Barão, pai brasileiro (Fernando Aguinaga) e mãe americana (Claudine, de quem herdou os olhos claros)... Aos 11 anos, os avós paternos, o matricularam num internato em São João Del Rey....
Monique Evans, carioca, ex-modelo e manequim famosa nas décadas de 70 a 90, mulher mais sexy daqueles anos, manequim exclusiva da Dijon, decidiu se casar com Pedro Aguinaga...
Entonces, fiquei supermegafeliz com a campanha da Reserva, com o tema Decadence Avec Elegance, inspiração da coleção de inverno 2011, para lançar a campanha de Dia dos Pais.... e o nosso Pedro Aguinaga, é o astro da campanha..... A campanha é um grito de liberdade e desapego de uma marca que nasceu para fazer barulho e para ser feliz. Não queremos praticar um monólogo com nossos clientes, preferimos o diálogo. Aqui estão nossos sonhos. Ideias bem humoradas e rebeldemente pacíficas”, explica Rony Meisler, Diretor de Criação da grife....


Eleito pelo noso juri, como “o homem mais bonito do Brasil” em 1970, época em que a beleza masculina ainda era naturalista.... ele era, “beleza pura”, um encanto, lindo, carismático, amado pelo povo de sociedade ou políticos graúdos.... de família boa, todo mundo o convidava pra tudo, porque levava glamour a qualquer festa....e quantas vezes não fomos juntos ao Hippopotamus do Ricardo Amaral, e ele era rodeado de imediato... por todas...”...
Não me lembro de ver o Pedrinho pegar no batente... mas, fazia bicos em bailes de debutantes, comerciais de TV e alguns filmes... sempre disponível para diversão em qualquer parte do mundo, com as mulheres mais bonitas -- e as mais ricas também....  coleciona troféus... O histórico com Bianca Jagger, foi sufocante: “Essa aí, coitada, ficou maluquinha, me perseguiu pelas ruas de Londres de perna quebrada! Rolou assim mesmo.”..... Com Demi Moore: “quando ninguém sabia quem ela era” (ela no Brasil para as filmagens de “Feitiço do Rio”, em 1984). “Fomos a Angra em uma [camionete] D-20 sem freio, uma aventura.”....“Namorar não é o termo”... E as brasileiras? “Cara, eu era o único que fazia sucesso sem ser da Globo. Tava no mesmo patamar que o Marcos Paulo, o Denis Carvalho, o Tony Ramos.”... 
Nunca teve o menor problema em ser homem-objeto. Fazia a alegria de socialites do eixo Hippopotamus-Studio 54 com o maior prazer. Sempre gostou de um sobrenome..... Sempre contou que circulava em Nova York com a princesa “rata de festa” Diane Von Fürstemberg e o marido, Egon. “E no dia em que eu peguei carona com o Onassis? Ele foi ao lado do motorista e eu atrás, com a Marisa [Berenson], a [socialite] Florence Grinda e a ['jet-setter'] Elza Martinelli.”.. e não era mentira... eu vi muitas coisas, muitas vezes...
Pedrinho é “ator registrado no sindicato”. Fez participações em dois filmes dos Trapalhões e em “Navalha na Carne” (1997), com Vera Fischer; “Matou a Família e foi ao Cinema” (1991); e “Rio Babilônia” (1982), com Cristiane Torloni e Denise Bandeira, no qual aparece pelado -todos do cineasta Neville d’Almeida.... Ator interessante e,  mal aproveitado... Ainda muito bonito, nunca tirou proveito disso, não é de fazer lobby nem de puxar saco de ninguém... nunca chamaram para novela na época... quem sabe agora??... não ficaria devendo nada ao Tarcisio lindo Meira...”...
Monique pensa ao contrário: “Nunca consegui explicar a falta de vontade dele na vida. Era inteligente, talentoso, tinha tudo para ser bem-sucedido, mas acho que faltava coragem para investir seriamente em alguma coisa”, diz...
Fala Armando Aguinaga, o filho: “Meu pai era bonito, conseguiu algumas coisas com isso e está satisfeito. Nunca quis provar nada, nem fez o menor esforço para ir além daquilo. Eu também não cobrei o fato de ele ser tão sossegado. Sabia que ele não mudaria”....
De Monique que conheceu Pedrinho quando ela ainda era casada com o primeiro marido, Oswald Evans: “O Pedro me azarava quando eu ainda era casada, mas nunca dei mole. Aí meu marido morreu, e ele me conquistou com coisas bonitinhas. Dava carrinhos de brinquedo dizendo que não podia me dar um de verdade. Fiquei grávida, tive o filho, mas ele só aparecia de dois em dois meses, até que eu disse que não precisava mais vir”, conta....
Pedrinho, filho de um dentista “que nunca exerceu a profissão” e de uma americana “maravilhosa”, ele se gaba de ter tido um pai “muito mais bonito”... apelidado de “barão”, era amicíssimo do [colunista social carioca] Ibrahim Sued, conhecia bons vinhos, andava impecavelmente vestido e tinha uma conversa apaixonante. Circulava entre pessoas de prestígio, como [os ex-presidentes] Juscelino e o Tancredo. Conheceu minha mãe, que era da oficial da marinha mercante americana, em uma viagem a Nova York”.... Fernando herdou dos pais alguns apartamentos em Copacabana: “Minha bisavó morava no parque Lage [casarão tombado no bairro do Jardim Botânico] e só bebia água em copo de cristal”.... Na adolescência, Pedrinho foi matriculado em um colégio interno, passou em direito na PUC. “Fiquei um tempão lá, mas não me formei.” ....
Aguinaga vive sozinho em um apartamento de classe média que herdou, em Copacabana. A mãe mora no mesmo prédio. Ele não tem carro e se veste com um guarda-roupa bastante reduzido; sua renda vem basicamente do que sobrou da herança do pai: “Se eu não fosse tão bonito? Não teria esse trânsito social, viveria de outro jeito. Mas estava escrito.”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário